quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estruturas Derivadas dos Arcos Aórticos

Derivados do Primeiro Par de Arcos Aórticos

As porções remanescentes desse par formam as artérias maxilares, que irrigam as orelhas, os dentes e os músculos da face.

Derivados do Segundo Par de Arcos Aórticos

As partes dorsais formam o tronco das artérias estapédicas, que, no embrião, passam pelo anel do estribo.

Derivados do Terceiro Par de Arcos Aórticos

As partes proximais formam as artérias carótidas comuns que suprem as estruturas da cabeça. As partes distais unem-se às dorsais formando as artérias carótidas internas, que suprem as orelhas, as órbitas, o encéfalo e suas meninges.

Derivados do Quarto Par de Arcos Aórticos

O quarto arco esquerdo origina a parte da croça da aorta. A parte proximal do arco origina-se do saco aórtico, e a parte distal deriva da aorta dorsal esquerda. O quarto arco direito torna-se a parte proximal da artéria subclávia direita, a parte distal se forma da aorta dorsal direita e da sétima artéria intersegmentar direita. A artéria subclávia direita não origina-se de um arco aórtico, e sim da setima artéria intersegmentar direita.

Derivados do Quinto Par de Arcos Aórticos

Em cerca de 50% dos embriões o quinto par é constituído por vasos rudimentares que se degeneram sem deixar derivados vasculares. Em outros, estas artérias nao se desenvolvem.

Derivados do Sexto Par de Arcos Aórticos

A parte proximal do sexto arco aórtico esquerdo origina a parte proximal da artéria pulmonar esquerda, a parte dorsal do arco origina o ducto arterioso que comunica a artéria pulmonar esquerda com a aorta dorsal. A parte proximal do sexto arco aórtico direito origina a parte proximal da artéria pulmonar direita, já a parte distal do arco degenera-se.

Um comentário:

  1. bem legal o blog d vcs...aprovado!!
    Bruno Alves - Medicina UFS, 2º Período

    ResponderExcluir